Estava eu em Amsterdam com meus três filhos e sem o marido, (que ficou estudando na Alemanha), e nosso primeiro passeio foi visitar as cidades de Volendam e Marken. O passeio foi em 1º junho de 2017, primavera européia, quando o sol aparece as 5h30min e se põe as 22h, proporcionando muitas horas para aproveitar o dia!
Pesquisei tudo ainda no Brasil e resolvi ir por conta própria, para descobrir e curtir sem tempo pré definido.
O ônibus com destino a Volendam sai da Estação Central de Amsterdam, a mesma onde saem os trens. Entrando na estação pela entrada lateral, passe a esquerda o Starbuck’s siga reto e a direita terá uma sala de vendas de passagens de ônibus e trem. Dirija-se ao primeiro guichê da esquerda e lá é possível comprar um passe diário de ônibus para várias cidades holandesas (http://www.localbus.nl/ ). O atendente foi muito simpático e não tivemos nenhuma dificuldade em adquirir as passagens. Com esse passe é possível fazer todos os roteiros durante um dia utilizando a mesma passagem.
Por falta de tempo, isso é praticamente impossível, então escolha as cidades que tu tens interesse e siga descubrindo e curtindo o teu destino! Após comprar a passagem é só subir e embarcar no ônibus. São cerca de 30 minutos de viagem. Dentro do ônibus tem um monitor informando as paradas o qual fomos acompanhando para saber onde descer.
O valor do passe se comprado na internet é de 9 euros para adulto e 3 euros para criança. Esse valor é com 10% de desconto. Na estação o valor é de dez euros para adultos.

No mapa acima, reparem que há três rotas disponíveis, a laranja, a azul e a vermelha. Nós utilizamos a rota azul. Saímos da Estação Central e descemos em Volendam.
Chegando em Volendam, retiramos um mapa da cidade no Centro de Informações Turísticas e começamos o passeio!
Volendam é uma cidade muito fofa e turística!Está situada a beira do lago Ijsselmeer, tem cerca de 22 mil habitantes e sua especialidade gastronômica são deliciosos peixes. Suas casinhas típicas do século XVII, são um encanto e faz a gente imaginar como o povo vivia há anos atrás.

Na rua a beira do lago tem uma infinidade de lojinhas vendendo lindos souvenirs da Holanda, tem moinhos, tamancos, ímãs e tudo o que se possa imaginar dos mais variados tamanhos, cores e preços. Impossível ir embora sem comprar uma lembrancinha.
Também encontramos muita variedade de restaurantes e banquinhas vendendo peixes, sorvetes e doces maravilhosos!
Depois de uma breve caminhada resolvemos ir a Marken para depois continuar conhecendo Volendam.
Para ir a Marken de barco, compramos as passagens de ida e volta no Volendam Marken Express, localizado a beira do lago na rua costeira de Volendam. A passagem de ida e volta custa E 11,50 euros para adultos e para as crianças tem redução de 50% no valor. O barco tem cadeiras disponíveis ao ar livre e dentro do restaurante.


Marken, é uma aldeia de pescadores localizada em uma península. Antigamente era uma ilha e desde 1957 é ligada ao continente por uma estrada construída sobre um dique.
Chegando no porto já temos uma visão do lugar encantador que iríamos descobrir. Desembarcamos e seguimos caminhando em direção a fábrica de tamancos holandeses. Para chegar lá nos deparamos com ruas aconchegantes com suas casas típicas, flores por todos os lados e uma energia contagiante. O sol brilhava e uma brisa gelada soprava fazendo com que nossos agasalhos fossem uma ótima companhia.

A fábrica de tamancos é sensacional, eles fazem uma demostração de todo o processo de fabricação e é muito interessante. A loja colorida com diversos modelos de tamancos encantam os olhos. Compramos um souvenir fabricado ali mesmo, um mimo!

Se perder pelas ruas de Marken é maravilhoso, cada esquina uma surpresa, parecia que estávamos numa cidade de brinquedo de tão perfeito que é.

Voltamos a Volendam mortos de fome e comemos deliciosos “fish and chips” num restaurante de frente para o lago, apreciando os barcos e o vaivém das pessoas na calçada.

Mais uma caminhada e a próxima parada foi a fábrica de queijos, pensa em queijos deliciosos e multiplica por dez!!!!!!!
Caminhamos pela rua a beira do lago onde as lojinhas dão lugar a casa de moradores, todas impecavelmente pintadas e decoradas. E já era o fim do dia, hora de retornar a Amsterdam, com a alma repleta de alegrias de ter descoberto essas duas encantadoras cidades do interior da Holanda!
Pegamos o ônibus no mesmo lugar que desembarcamos e em 30 minutos estávamos em Amsterdam. Inacreditável saber que tão perto tem lugares tão encantadores.
Vale muito a pena ir por conta própria! Sai mais barato além de podermos ser donos do nosso tempo e roteiro!
Obrigada pela leitura e espero que essas dicas sejam úteis para ti!
Grande abraço!
Amei amiga 😍!!! Lindooooo demais!!! Louca para conhecer esse lugar…
CurtirCurtir
Obrigada, era bem isso que estava precisando. Estamos indo na semana que vem para Amsterdan e também quero fazer por conta esses passeios e não sabia por onde começar. Valeu!!! Bjs
CurtirCurtir
Oi!!! Fico muito feliz que esse post foi útil para vocês! Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar é só falar!! Grande abraço e uma ótima viagem!! Abraço
CurtirCurtir