Família

A Influência da Internet nas Nossas Famílias

E a internet entrou de mansinho nas nossas vidas e tomou conta né?

Gente do céu, como tudo está diferente de quando eu era criança!

Por um lado acho ótimo. É jóia saber de tudo em qualquer lugar, só “perguntando” para o Google, digitar um endereço e seguir a rota, sabendo até quanto tempo vamos levar para chegar no destino, comprar num simples clique, ler notícias online e mais uma série de benefícios.

Ao mesmo tempo que é imprescindível nos tempos atuais, me paro pensando na minha infância. Como tudo está diferente! Os meus filhos brincam bem menos do que eu brinquei e jogam mais do que eu joguei no Atari que o meu irmão e eu ganhamos em um Natal. Jogávamos de vez em quando aquele futebol com a bola quadrada, o pacman e outros joguinhos do século passado. E hoje? Tem Playstation, celular, tablet, computador e aqueles carrinhos e bonecas perderam o seu espaço. Como era bom escutar aquele LP do Menudo e dançar aquelas músicas animadas e sem maldade. E hoje, o que são as letras da maioria das músicas? Fico apavorada!

Hoje há crianças que só comem enquanto assistem desenho no tablet, há filhos trancados  em seus quartos jogando com outros lá do outro lado do mundo! Na nossa casa, a televisão está na sala, nada de tv no quarto. Queremos ver o que eles estão assistindo, não podemos perder o controle num mundo com pedófilos e pessoas mal intencionadas que se infiltram no mundo infantil com identidade falsa.

Procuramos resgatar um pouco do nosso passado com os nossos filhos, mas confesso que é um trabalho árduo e difícil. Aqui em casa celular é só quando completa dez anos de idade e o tempo é restrito. Existem combinados e horários a serem cumpridos. E o que dizer quando eles perguntam: “Mãe, o fulano joga o tempo que ele quer e eu não?”

Complicado explicar que o mundo vai além de uma tela, que existem momentos que deixamos de viver devido a essa tecnologia que tomou conta dos nossos dias. Saber dosar é o grande segredo. Conversar e mostrar os prós e contras aos nossos pequenos, ao mesmo tempo que o mundo anda em uma velocidade rápida demais, é trabalho pesado!

Vamos tentar resgatar um pouco da nossa infância, vamos brincar mais, correr mais, caminhar mais, curtir a natureza e os momentos em família. Sentar na grama e fazer um picnic, rezar na hora de dormir, jogar bola, pegar um sol, andar de bicicleta… não podemos deixar a tecnologia levar esses momentos das nossas vidas. O tempo passa rápido demais e depois não conseguiremos resgatar os momentos que deixamos de viver.

Um grande abraço!

Rita

Um comentário em “A Influência da Internet nas Nossas Famílias”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s